CONTEÚDO: FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS
OBJETIVOS
-Converter grau em radiano (e vice-versa);
-Conceituar e construir a circunferência trigonométrica;
-Conceituar e construir os gráficos das funções trigonométricas;
-Solucionar situações-problemas que envolva o conteúdo trabalhado e que sejam oriundas do cotidiano dos alunos;
RECURSOS
- Quadro branco;
- TV pendrive (com DVD) ou kit multimídia;
- Papel madeira, material geométrico, lápis, borracha, tesoura sem ponta, cola;
- Cópias da definição em anexo para o desenvolvimento da dinâmica;
DESENVOLVIMENTO
I - Revisão superficial das relações métricas no triângulo retângulo (conteúdo já trabalhado);
O principal objetivo é relembrar os valores do seno, cosseno e tangente dos seguintes ângulos.
II – Grau e Radiano (converter grau em radiano/radiano em grau);
Definir as unidades de medida grau e radiano e explicar como convertê-las utilizando exemplos que façam parte do dia a dia.
III - Construção da circunferência trigonométrica e apresentação dos valores de seno, cosseno e tangente dos ângulos (0, π/2, π, 3π/2, 2π);
Pretendemos aplicar uma dinâmica onde os alunos construirão a circunferência trigonométrica ao mesmo tempo em que construímos sua definição.
DINÂMICA - Dividiremos a turma em Duplas ou trios e distribuiremos para cada equipe uma frase que define circunferência, juntamente com um pedaço grande de papel madeira, lápis,... e, em seguida, pediremos para que eles desenhem uma circunferência e depois quando terminarem, nós a desenharemos no quadro ou a mostraremos na TV pendrive.
Falar sobre os valores dos ângulos fundamentais da circunferência.
Falar sobre arcos trigonométricos.
IV - Definir função;
Relembrar a definição de função (conteúdo já trabalhado no 1º ano).
Trabalhar algumas questões que envolva função.
V - Definição das funções seno, cosseno e tangente; Gráficos das funções seno, cosseno e tangente;
Iremos definir cada função e construir seu(s) gráfico(s) (junto com os alunos).
DINÂMICA - Distribuiremos duas ou três questões para cada grupo, com tempo determinado para responder. Depois de respondidas, os alunos irão explicar para toda a turma como conseguiram chegar às respostas (se for duas questões: dois alunos diferentes vão ao quadro). Assim, teremos uma percepção do que eles aprenderam. Quem acertar mais e explicar melhor, levará o brinde.
REFERÊNCIA
MARCONDES, Sérgio Gentil; Matemática – 7ª edição – São Paulo – Editora Ática, 2004.
Notas de Aula de Prática de Ensino de Matemática. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABJAIAK/7303551-notas-aula-pr-atica-ensino-matem-atica-vi. Acessado em 21 de julho de 2011.
Transformações Trigonométricas: Fórmulas da Adição. Disponível em: http://mundoeducacao.uol.com.br/matematica/transformacoes-trigonometricas-formulas-adicao.htm. Acessado em 21 de julho de 2011.
Trigonometria. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trigonometria. Acessado em: 31 de julho de 2011.
-Definição para ser distribuída na primeira dinâmica
“Círculo Trigonométrico é um recurso criado para facilitar a visualização destas proporções entre os lados dos triângulos retângulos. Ele consiste em uma circunferência orientada de raio unitário, centrada na origem dos 2 eixos de um plano cartesiano ortogonal, ou seja, um plano definido por duas retas perpendiculares entre si, ambas com o valor 0 (zero) no ponto onde elas se cortam. Existem dois sentidos de marcação dos arcos no ciclo: o sentido positivo, chamado de anti-horário, que se dá a partir da origem dos arcos até o lado terminal do ângulo correspondente ao arco; e o sentido negativo, ou horário, que se dá no sentido contrário ao anterior.” (Wikipédia) |
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